Sistema de arrefecimento,você sabe o que é? para que serve? Confira essa matéria e fique por dentro.
- Diego Crispim
- 25 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
A partir do momento em que é dada a partida no carro, uma série de processos acontecem para que ele comece a funcionar. Com tantas explosões decorrentes da queima do combustível que dá “vida” ao motor, as temperaturas nessa parte no veículo são altíssimas. Para que nenhum componente derreta e comprometa o funcionamento do automóvel, o sistema de arrefecimento entra em ação.
O sistema é composto por algumas peças que tem seus papeis fundamentais para que o sistema funcione corretamente. Vamos mostrar quais são, e seu papel no sistema.
*Radiador e eletroventilador ou "ventoinha".

O radiador tem a finalidade de trocar o calor do liquido de arrefecimento quente no sistema, através do vento forçado do eletroventilador que passa por suas aletas e esfria o liquido de arrefecimento, antes de voltar a entrar do motor de volta, mas já com uma temperatura bem mais baixa.
*Bomba d'agua.

A bomba d'agua tem a função de realizar a circulação do liquido de arrefecimento dentro do motor, retirando o liquido já quente do bloco e cabeçote do motor, levando para radiador para ser resfriado e levando o liquido mais frio para o interior do motor e cabeçote. Mantendo assim uma circulação constante para correto funcionamento do sistema.
*Válvula termostática.

A função da válvula termostática é bloquear que o liquido frio que está no radiador entre em contato com liquido quente que está no motor. Ela tem um dispositivo térmico que abre a passagem do liquido na temperatura correta de trabalho aproximadamente
90 graus celsius, entrando o liquido frio e empurrando o liquido quente para o radiador, para que seja resfriado novamente.
*Sensor de temperatura.

O sensor de temperatura é um termômetro que informa a temperatura do liquido de arrefecimento, para modulo de injeção eletrônica do veiculo para que o eletroventilador seja ligado no momento certo
para assim resfriar o liquido que está no radiador. E também mostrar no painel do veiculo a temperatura para que o motorista saiba se o motor está com sua temperatura normal.
É fundamental que todos os componentes estejam funcionando corretamente, para um perfeito funcionamento do sistema, para isso é necessário que o sistema tenha suas manutenções preventivas conforme indica o fabricante.
Obrigado a todos por sua leitura, e até próxima
Se você gostou compartilhe com amigos e deixe sua sugestão para novos assuntos do mundo automotivo.
Texto feito por Diego Crispim da Silva.
Instagram; diego_crispimm e diego_mundo_automotivo
Comentarios